curitiba # paraná # brasil +55 (41) 9925-2589
a a a
a a a
a a a INTRANET CORPORATIVA

INTRANET CORPORATIVA

Todos concordam que a Internet revolucionou a comunicação entre as pessoas e as corporações. Concordam, também, que a rede mundial de computadores veio para dar maior agilidade e democratizar a informação. O enfoque de uma Intranet é aplicar as ferramentas e as tecnologias da Internet e obter a mesma revolução dentro da companhia.

O que é uma Intranet?
- Intranet é uma rede privada de computadores baseada nos padrões de comunicação da Internet. É uma versão reduzida da Internet que somente os membros de uma organização podem ver. Essas "webs internas" estão, cada vez mais, caindo no gosto das corporações. Nos últimos anos, houve um crescimento exponencial no número de companhias que se conectaram à Internet. No início, as companhias conectavam-se através do correio eletrônico (e-mail). O passo seguinte foi publicar web sites com informações spbre seus produtos/serviços, um catálogo eletrônico. A tendência agora é usar as mesmas ferramentas de publicação de informações para o mundo, na circulação de informações dentro da rede privada da empresa, a "Intranet".

Por que instalar uma Intranet?
- As companhias buscam soluções de arquitetura aberta e com boa relação custo/benefício para a distribuição de informações através da organização. Os funcionários necessitam de melhores informações e maior velocidade na comunicação interna. A Intranet oferece esta solução. Como na Internet, o "Web Browser" (navegador - Internet Explorer, Mozilla Firefox, Ópera, entre outros) é a interface universal para uma Intranet. Nunca antes uma companhia teve a possibilidade de instalar uma rede em que todas as operações pudessem ser executadas com uma única interface que pode ser executada nas mais variadas plataformas de hardware e software. Agora o usuário Unix pode se comunicar com o usuário MAC, que pode se comunicar com o usuário Windows e também com o Linux. Esta interface universal diminui a curva de aprendizagem de novos aplicativos, diminui a necessidade para versões aperfeiçoadas de softwares proprietários para o computador cliente e fornece um comportamento padrão para todos os aplicativos.

A implantação de uma Intranet vai desde um pequeno investimento, quase gratuita, até investimentos mais significativos condizentes com os interesses da corporação. Browsers como o Mozilla Firefox são gratuitos, servidores Web podem até ser baixados gratuitamente da Internet. Muitas companhias podem manter uma Intranet com uma única pessoa. Com o advento das ferramentas de autoria de conteúdo HTML, a publicação de documentos em uma Intranet está cada vez mais fácil.

A Intranet é uma forma de favorecer a comunicação interna, tornar as informações mais acessíveis aos empregados; é, também, uma forma de reduzir o gasto com papel e outros materiais de expediente. Com a informação publicada numa Intranet, a companhia ganha em agilidade e exatidão na tomada de decisões, uma vez que informações podem ser distribuídas em tempo real a todos os que dela necessitem, proporcionando uma economia de tempo de mão de obra especializada.

Os benefícios de uma Intranet são:

01. Unificação das informações para todos os empregados, não importando sua localização geográfica;
02. Facilidade na instalação e administração;
03. Arquitetura aberta, não proprietária, não exigindo conhecimentos muito específicos;
04. Interface de utilização universal;
05. Baixo custo de implantação, manutenção e treinamento;
06. Compatível com todas as plataformas de sistemas operacionais;
07. Ótima relação custo/benefício;
08. Agilidade na transmissão de informações, quase em tempo real;
09. Melhoria significativa na tomada de decisões;
10. Compartilhamento de conhecimento, proporcionando a colaboração efetiva de todo o quadro funcional;
11. Redução no tempo e custo de desenvolvimento de novas aplicações e implementações.

Quais os obstáculos para a implantação de uma Intranet?
- Sempre que se introduz uma nova tecnologia surgem algumas dificuldades a superar. A implantação de uma Intranet não é exceção.

Seguem alguns pontos a se considerar:

· Tráfego - Em uma Intranet podem ser publicados textos, imagens, áudio e vídeo. Normalmente isto se torna uma "novidade" e os funcionários podem ficar relativamente empolgados com a tecnologia e demandar cada vez mais interação, podendo comprometer a circulação de material mais relevante. Os administradores do sistema devem monitorar cuidadosamente o tráfego na rede para preservar os recursos e evitar impactos sobre o desempenho das demais aplicações.

· Participação - Por outro lado, por tratar-se de uma novidade e com certa necessidade de aprendizado, pode haver, no início, um certo desinteresse e alguma reserva por parte de alguns funcionários, levando a uma maior demora no tempo de implantação e assimilação da nova ferramenta.

· Concorrência interna - Alguns gerentes podem resistir à Intranet porque ela disponibiliza informações rapidamente e, em geral, a todos os empregados, incluindo os de níveis mais baixos da cadeia corporativa. Informação é poder e os gerentes deverão ser convencidos de que dar informação aos usuários não coloca seu trabalho em risco, ao contrário, poderá facilitá-lo.

Quem pode usar a Intranet?
- Genericamente qualquer departamento da corporação deve se beneficiar com a circulação de informações e conhecimentos.

Veja alguns exemplos abaixo:
· Desenvolvimento de carreira e treinamento;
· Coleta de informações, reclamações e sugestões;
· Publicação de indicadores de resultados;
· Mecanismos de buscas a informações específicas guardadas em bancos de dados;
· Calendários de eventos e outros compromissos corporativos;
· Gerenciamento e acompanhamento de projetos;
. Controle de consumo interno de material e equipamentos.

De que preciso para construir uma Intranet?
- Toda Intranet possui alguns componentes básicos. A companhia escolhe prover todos eles internamente, ou alguns são terceirizados para assessores e consultores.

Os componentes básicos de uma Intranet são:

· Rede - Uma Intranet requer uma rede executando o protocolo TCP/IP com uma capacidade razoável de tráfego envolvido, incluindo dados multimídia.

· Sistema de Segurança – Para manter sua rede livre de intrusos (hackers) que tentam acessar informações da companhia é necessário instalar um bom Firewall e mantê-lo configurado. A conexão da Intranet com a Internet não é obrigatória. É perfeitamente possível e mais aconselhável, manter uma Intranet completamente funcional sem acesso a redes externas.

· Hardware e Software - A Intranet requer um servidor Web. O servidor pode rodar sobre os mais variados sistemas operacionais, como Linux, Unix, Mac ou Windows. Alguns estão até integrando um servidor Web como parte do Sistema Operacional, como o Internet Information Server da Microsoft. O empregado precisará de uma Browser no desktop. Os publicadores de conteúdo usarão ferramentas de autoria. Os usuários usarão um mecanismo de busca, como o Google para encontrar rapidamente as informações desejadas.

A Intranet está deixando de ser apenas uma estrutura de apoio e colaboração on-line para se tornar uma efetiva plataforma de execução de aplicativos de negócio.

Mesmo companhias com um número pequeno de empregados podem se beneficiar da implementação de uma Intranet.

Qualquer empresa que tenha empregados distribuídos geograficamente pode usar a Intranet para tornar possível a todos trabalhar com uma única base de conhecimentos consolidada. Não importa se os empregados estejam em escritórios diferentes em uma mesma cidade, ou em fábricas em diferentes estados ou países, a Intranet une as pessoas e enriquece a comunicação, neste caso, com o auxílio da Internet.

O investimento em um projeto de "Intranet" é estritamente particular e requer orçamento exclusivo. Envie-nos sua solicitação através de nosso FORMULÁRIO DE CONTATO e teremos o maior prazer em criarmos um Projeto exclusivo, adequado aos seus interesses e necessidades.
 
m e n u  
copyright ® 1996/2010 by NOVO MODO COMUNICAÇÃO & MARKETING - todos os direitos reservados