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E-COMMERCE (B2B/B2C)
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COMÉRCIO ELETRÔNICO ( B2B / B2C )

O comércio, de maneira simplista, é um processo de troca de bens ou serviços, principalmente por moeda corrente. Dentro deste processo existem dois agentes distintos: vendedores e compradores.

Existem, também, dois "modelos" básicos de comércio: "B2C" (Business to Consumer - Negócios com o Consumidor) e "B2C" (Business to Business - Negócios entre Empresas).

O comércio eletrônico ou "e-commerce" é o processo onde as transações comerciais, compra e venda de produtos ou serviços, realizam-se através de um meio eletrônico, mais especificamente a Internet.

Para desenvolver o "comércio eletrônico" é necessário:
- Produtos/serviços;
- Site na Internet.

Para criar um site de comércio eletrônico é necessário levar em conta os diversos aspectos envolvidos neste processo:
- Definição da tecnologia a ser utilizada;
- Perfil do público alvo;
- Sistema de segurança;
- Qualidade e quantidade das informações;
- Etrutura de suporte, logística e CRM.

Um site de "e-commerce" deve ser criado e administrado de forma a proporcionar:
- Apresentar os produtos/serviços em detalhes;
- Aceitar pedidos;
- Receber pagamentos sob diversas formas;
- Manter um canal de comunicação com os clientes, oferecendo e recebendo informações;
- Manter um sistema de segurança dos dados;
- Manter uma visibilidade na Internet, através de uma divulgação eficiente (SEO).

Um dos principais pontos a serem considerados na criação de um sistema de comércio eletrônico, é a "logística", interna e externa para o cumprimento de prazos e compromissos. Atrasos em contatos, respostas e entregas, são riscos indiscutíveis de fracasso do projeto.

Outros pontos a serem considerados são:

FORMAS DE PAGAMENTO

Existem duas maneiras de se oferecer um sistema de pagamento: Fazendo as parcerias diretamente com as instituições financeiras, ou contratando uma empresa que ofereça o sistema completo de pagamento, pronto.

No primeiro caso, é necessário levar em conta as três formas de pagamento possíveis, para utilização no comércio eletrônico:
- Boleto Bancário: é uma forma segura de oferecer o pagamento. O custo para para implantação deste serviço depende da instituição, mas em geral é insignificante;
- Cartão de Crédito: forma de pagamento preferida por quem compra pela Internet, porém, um tanto prejudicada pelo mito segurança. Os custos variam de acordo com a operadora ou instituição financeira (bancos) e requer contratos específicos para o "mundo virtual" (web), mesmo para quem já tem convênio no "mundo real";
- Transferência Bancária: o cliente efetua o depósito na conta da empresa, envia o comprovante e posteriormente recebe a mercadoria, ou antes, depende de critérios a serem avaliados.

A outra opção é contratar uma empresa que já possua todo o "sistema pronto".
Depois do surgimento do PayPal, um site americano que não trabalhava com a nossa moeda, inúmeras empresas brasileiras desenvolveram um sistema de pagamento semelhante. Uma das percussoras foi o BrPay, posteriormente comprada pelo UOL e integrada ao PagSeguro.
Estes sites oferecem as mais diversas formas de pagamento, como boletos bancários, transferências on-line, cartões de crédito nacional e internacional, além de transferências entre contas internas, oferecidas pelos próprios serviços. Desde então, tornou-se possível que vários sites de comércio eletrônico de pequeno e médio porte oferecessem soluções de pagamento de qualidade e de maneira simples, segura e confiável.
Apresentamos uma breve descrição de alguns sites que trabalham com essa modalidade de serviço:

1) P A G S E G U R O - O PagSeguro, do UOL, é uma maneira simples e eficiente de realizar pagamentos. Por ser de uma empresa de renome, traz mais confiança, tanto para o empresário quanto para o usuário. As principais vantagens do PagSeguro são: baixo custo (você só paga se vender), fácil implantação (não é necessário alterar a programação do seu site), segurança, além de programa de bônus por indicação.

2) i - P A G A R E - O i-PAGARE é a solução de meios de pagamento online de mais fácil aquisição, instalação e utilização do mercado. Com i-PAGARE, você pode receber pagamentos por cartões de crédito, transferências on-line e boleto, entre outros meios, através de seu site na internet ou televendas. O valor entra direto na sua conta, sem intermediários e sem taxas percentuais.

3) C O B R E  B E M - Especializada em soluções padronizadas de meios de pagamento, há 13 anos, a Cobre Bem é líder no mercado de cobrança nacional. Possui soluções diferentes, específicas para cada situação que, certamente uma, enquadrar-se-á em suas necessidades: APROVA FÁCIL, COBRE BEM-X, PAGUE BEM-X, e-COMMERCE e ESTAÇÃO.

4) F 2 B - A F2b.com Brasil S/A foi fundada no ano de 2000 por um grupo de investidores norte-americanos atuantes no setor de desenvolvimento e tecnologia para segmentos financeiros com o objetivo de desenvolver soluções no setor de pagamento e serviços financeiros online. Sediada em São Paulo, a F2b atende todo o território nacional e oferece as ferramentas necessárias para que pessoas físicas e jurídicas realizem transações comerciais de uma forma simples, rápida e segura.

Evidentemente, estas informações são direcionadas ao "B2C", para o "B2B" a especificidade e abrangência requerem um estudo personalizado e detalhado, visto tratarmos de relacionamento corporativo.

O investimento em um sistema de "e-commerce" vai depender dos objetivos a serem alcançados e pode iniciar a partir de R$ 800 para instalação e R$ 120 mensais, fora os sistemas de pagamento que têm seus custos independentes, conforme exposto acima.

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